A obrigatoriedade de um portefólio, sim ou não?

 A primeira tarefa de TIC I: a criação do portefólio ao início pareceu-me estranha, isto porque durante os meus anos de escolaridade obrigatória, nunca tinha feito nenhum portefólio.  Quando soube que este portefólio seria numa plataforma online, um site que teria de ser criado por mim, de raiz, fiquei bastante preocupada porque nunca tinha feito algo assim.

A criação do portefólio no wix confesso que ao início foi um desafio porque o manuseamento do site parecia inicialmente, bastante complicado, porém, com alguma insistência consegui ficar a dominar a plataforma, tendo então surgido o portefólio “À descoberta da Geografia”.

O título “À descoberta da Geografia”, é como se fosse um estado de espírito diário, visto que desde que comecei o estágio sinto que todos os dias para além de serem desafiantes, são também uma descoberta contínua, isto porque, diariamente consigo descobrir aspetos novos, tanto nos alunos, como também na minha forma de dar aulas, aspetos positivos e outros que posso melhorar. O estágio tem sido, até agora, uma reflexão constante.

                          

Após a realização do portefólio, onde coloquei as minhas aulas, planos de aula e fichas formativas, penso que esta ferramenta é fundamental, não só para a avaliação, mas também para o nosso crescimento pessoal enquanto utilizadores das TIC, sendo uma competência fundamental no ensino atual.

Pela importância desta ferramenta na vida de um professor, na minha perspetiva, penso que todos os professores deveriam possuir um portefólio onde colocam as suas aulas, de modo a demonstrar os seus materiais, seria uma fonte de criatividade entre a classe docente e na minha opinião, devia ser tão importante como o próprio currículo do professor, devido a ser um espelho de todo o trabalho que desempenhou nas diferentes escolas que esteve a lecionar.

 

E tu? Consideras que todos os professores deveriam possuir um portefólio com o seu material produzido com um grau de importância elevado? 😀


Comentários

  1. Olá Mariana!! Parabéns pelo texto! :)
    Quanto à tua pergunta, eu penso que não exista uma enorme necessidade de um professor ter um portfólio desta génese, digital, ou pelo menos neste site «wix».
    Concordo inteiramente contigo quando referes que este desafio foi difícil, eu também senti o mesmo! Nunca tinha trabalhado com este tipo de ferramentas e foram precisas muitas horas para produzir algo! Sentia que, se fosse outro formato, o portfólio teria outra importância e utilidade...
    Além disso, quando referes que o estágio tem sido uma aprendizagem diária, não poderia estar mais de acordo! Em 4 meses de Estágio sinto que aprendi imenso, e estar naquilo que se gosta também ajuda! E isso penso que estarás de acordo!! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mariana!
    Gostei muito do texto, mas tenho que discordar da tua sugestão de que o portfólio devia ser obrigatório. Acho que todos os professores devem organizar da forma mais eficiente possível todos os materiais que utilizam e as planificações e até mesmo parar para fazer algumas reflexões sobre os altos e baixos da sua profissão, mas não acho necessariamente que tenham que expor tudo isso numa plataforma pública.

    No entanto, concordo plenamente que o portfólio, para quem entender que o deve criar, possa ser visto como um currículo, uma vez que, mais do que um CV nos moldes a que estamos habituados, o portfólio espelha a capacidade e a ética de trabalho de um professor e podemos perceber melhor o seu perfil em sala de aula do que através de um currículo. É também importante usar o portfólio como uma forma de enriquecimento da comunidade docente, pois é um método interessante de expor novas ideias e materiais a outros professores.

    Continuação de um bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariana!
    Sem dúvida que, ao início, foi um pouco difícil compreender os meandros do Wix, no entanto, tem-se revelado um precioso instrumento de organização e estruturação, não só ao que ao relatório de estágio diz respeito, mas também no próprio planeamento das aulas. Efetivamente, ali tenho arquivado todo o material produzido ou utilizado, facilitando a busca de qualquer item ou informação.
    De salientar que o meu site no Wix tem um palavra passe, não sendo por isso público, o que me dá mais liberdade na sua utilização, sobretudo no armazenamento de informações pessoais.
    Parabéns pelo teu excelente texto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares